30 de julho de 2005

Com quantos planetas se faz um sistema solar

Se você é do tempo que a resposta eram "nove", fique alerta! Durante a última semana, mais dois objetos foram descobertos nos limites do sistema solar: o 2003EL61 e o 2003UB313. Obviamente, estes nomes são provisórios, e seguem um critério científico complicado. Aliás, dar nomes para objetos astronômicos é complicado. E curiosamente, com estas descobertas, também ficou mais difícil definir o que é um planeta. Estas descobertas só estão sendo possíveis graças aos avanços recentes da tecnologia de câmaras digitas (CCDs), que são altamente sensíveis. De acordo com os astrônomos, mais descobertas como estas podem ser esperadas. Finalmente, estamos conhecendo nossa vizinhança estelar um pouco melhor...

Quanto vale um cliente VoIP?

De acordo com Robert Cringely, cerca de US$ 150, que é mais ou menos quanto cada cliente vale de acordo com a oferta de aquisição do Skype pela News Corporation, de Rupert Murdoch. Cringely fez esta conta em um comentário sobre a possível aquisição da Skype por Murdoch. Em resumo, a oferta de compra traduz alguns fatores importantes:

  • Valida o mercado de VoIP -- se Murdoch quer comprar, deve valer alguma coisa;
  • Dá uma baliza de preço. No setor de telecomunicações, números como a receita média por assinante e o preço por assinante são amplamente conhecidos e discutidos; o número mágico de 150 dólares por assinante serve como marco para o mercado de VoIP, e estabelece um parâmetro para avaliação de empresas concorrentes como a Vonage e outras.
No fim das contas, o negócio não saiu; mas o fato é que a Skype está à venda. A quem interessa comprar a Skype? Provedores de banda larga são os candidatos naturais, mas Cringely aponta para um outro comprador possível: operadoras de celular. Faz sentido? Talvez; uma operadora VoIP como o Skype não canibaliza receita de uma operadora de celulares, mas a complementa. Implícita na discussão, está a premissa que que banda larga e mobilidade não combinam. Eu pessoalmente concordo; mesmo que os fatores técnicos que limitam a banda em aplicações wireless sejam superados, acredito que outros fatores deverão colaborar para que a rede fixa continue sendo a forma primária de acesso banda larga.

Independente de qualquer outro fator tecnológico, o fato é que a tecnologia de VoIP está amadurecendo a passos largos. Em um determinado momento, haverá massa crítica suficiente para fazer com o que o modelo de negócios de telefonia existente desmorone para dar lugar a outro. Até lá, muita coisa ainda vai acontecer. Historicamente, estas transições são sempre dolorosas, e passam por momentos de incerteza política. Porém, não há como defender os incumbentes da obsolescência econômica; nestes casos, a mão invisível do mercado age de forma implacável.

25 de julho de 2005

Idéias sobre liderança

Como a maioria das vezes, este artigo tem uma história longa... meio por curiosidade, visitei o Everything2.com. O site é um experimento anárquico. Não é uma enciclopédia, parece mais com um mural público, é uma forma de captura o pensamento coletivo em assuntos abrangentes, quase aleatórios. Uma boa dica para quem tem curiosidade e de preferência, algum tempo disponível.

Li uma página (Current Leadership Theory@Everything2.com) com comentários sobre a teoria de liderança. A página lembra um resumo de trabalho de escola, o que não é um demérito -- afinal, já é um ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada. Entre os pontos citados, achei interessante a classificação de Hersey & Blanchar, chamada de modelo de liderança situacional. Segundo eles, existem quatro estilos de liderança, que podem ser traduzidos grosseiramente assim: diretivo, orientativo, suportivo e delegativo.

O conceito de liderança me interessa bastante, entre outras coisas porque é uma área na qual eu tive uma grande dificuldade em entender uma coisa básica: para liderar não é preciso competência técnica. É preciso competência gerencial. Há lideres que possuem as duas coisas. Há outros, bem, que não possuem nem uma nem outra -- estes não costumam durar muito. Mas uma coisa, em princípio, não tem nada a ver com a outra...

Voltando à liderança situacional, para cada tipo de liderança, há um equivalente no "liderado":

  1. baixa competência, baixo comprometimento;
  2. alguma competência, baixo comprometimento;
  3. alta competência, comprometimento variável;
  4. alta competência, alto compromentimento.
Relacionando os números entre o líder e o liderado, temos:
  1. Para uma pessoa de baixa competência e baixo comprometimento, a liderança deve ser direcionadora, ou "directing". Você deve descrever exatamente o que a pessoa deve fazer.
  2. Para uma pessoa de alguma competência e baixo comprometimento, a liderança deve ser exercida de forma orientadora (coaching, ou 'treinar' a pessoa).
  3. Para uma pessoa de alta competência mas com comprometimento variável, a liderança deve ser suportadora (supporting).
  4. Para uma pessoa de alta competência e alto comprometimento... a liderança deve ser delegadora (delegating).
O que acontece quando o casamento entre os perfis não ocorre? Simples: pessoas desmotivadas, trabalhos mal feitos. Porém, não se pode esperar que um funcionário se adapte ao líder. Pelo contrário: para obter o melhor da equipe, é preciso que líder se adapte aos liderados. Pode parecer um contrasenso, mas é o mínimo que se espera de um líder que queira obter o melhor rendimento de seus subordinados.

Como desenvolver a percepção correta? Em princípio, o líder deve desenvolver habilidades que hoje já são tidas como básicas: capacidade de ouvir, capacidade de perceber, e principalmente, capacidade de se comunicar no nível correto. Um funcionário novato, com grande potencial, seria rapidamente queimado por um líder que quisesse imediatamente delegar atividades, sem que ele tenha o preparo adequado. Da mesma forma, um analista experiente se sente frustrado ao receber instruções passo a passo sobre como realizar uma atividade. Com observação e bom senso, o líder pode perceber dentro de sua equipe a forma certa de tratar com cada um. Mas o mais importante mesmo é perceber que este tipo de ação transcende as relações formais de liderança, e deve permear outras relações - com nossos amigos, nossas famílias, e mesmo naqueles encontros casuais onde nos relacionamos com outros, deixando uma impressão indelével sobre quem somos.

Mudanças no blog

Já repararam quantas páginas na Web jamais são atualizadas? E a quantidade de blogs abandonados? Pois é, manter um blog em dia não é fácil. Requer muito mais que entusiasmo, requer disciplina. Um dos maiores inimigos é o perfeccionismo -- a vontade de escrever um artigo definitivo sobre o assunto por dia. Por isso, inúmeros rascunhos e artigos mal acabados ficam guardados indefinidamente na fila, até perderem o sentido totalmente...

Por isso tudo, o blog está mudando (de novo). Já prometi isso antes, mas agora espero cumprir e voltar às origens. "Rascunhos Rotos" são notas e fragmentos de qualidade variável, muitas vezes duvidosa. Pelo menos assim, o blog fica vivo...

p.s. Se você recebeu uma mensagem com este texto, peço desculpas... minha lista de envio contém somente o endereço de amigos, ou de pessoas que eu consultei antes de incluir na lista. Se você se sente incomodado, é só falar, e eu retiro da lista, ok? Envie a mensagem para carribeiro@gmail.com.

17 de julho de 2005

Nomes de domínio e números de telefone

Via Phil Windley, uma observação interessante: Phil em 2010, seu nome de domínio pessoal vai ser mais importante do que seu número de telefone. Talvez isso já seja verdade para algumas pessoas (como o próprio Windley -- é só ver o domínio que ele usa). A observação lembra outra, sobre a qual eu tenho conversado com alguma frequência: qual o papel das operadoras em um mundo de telefonia IP?

Hoje, as operadoras de telefonia oferecem uma solução altamente verticalizada: elas oferecem a infraestrutura completa, e também oferecem os meios para identificar os usuários. Uma das consequências da tecnologia de telefonia IP é a quebra deste modelo, pois a infraestrutura muda completamente. A evolução ainda não está clara -- pode passar por um modelo tradicional (baseado em NGN), ou pode passar por um modelo "peer-to-peer" como o utilizado pelo Skype. Mas mesmo em uma rede P2P, é necessário algum meio de identificar o usuário, seja pelo seu número, seja pelo nome de usuário (como no Skype), seja pelo seu email (como é a proposta da Cisco). Onde fica este diretório de usuários, e qual a sua estrutura? Seja qual for a solução, este é um problema que é melhor administrado por uma entidade central -- que pode ser uma operadora de telefonia, ou um "domain registry". Talvez possa soar como um papel muito reduzido para quem hoje domina totalmente a estrutura do serviço, mas ainda assim, é um papel estratégico, e por isso valioso.