4 de novembro de 2005

O problema é de comunicação

Minhas últimas conversas de boteco só confirmaram para mim o que já vinha suspeitando. O grande problema do mundo corporativo é a comunicação. Comunicação humana, digo. As pessoas não sabe explicar o que querem, não conseguem comunicar o que pensam. Não sabem organizar suas idéias, não sabem escrever. Não sabem ler. Não sabem ouvir.

Acredito que a raiz de tudo está na preguiça de ler e escutar. As pessoas aprendem pelo exemplo. Sem leitura não se desenvolve a capacidade de escrever. Sem escrever e sem escutar as idéias dos outros, ninguém aprende a organizar as próprias idéias. Por isso, os negócios sofrem. São atividades mal feitas, projetos inacabados, e pessoas que simplesmente não se envolvem com a solução dos problemas porque, entre outras coisas, isso exige capacidade de comunicação. Capacidade de conversar com o cliente; capacidade de conversar com o chefe para convencê-lo de que algo deve (ou não deve) ser feito; capacidade de vender o peixe.

Tem quem acredite que o mundo é dos espertos, ou dos vendedores. De certa forma é, porque justamente estas pessoas tem o que falta a outras. Não adianta ser competente, se você não se faz entender. Pior ainda, não adianta ser competente se você não procura entender o que te pedem. Por isso, quem reclama de não ter chances poderia olhar para si mesmo, e perguntar: será que eu sei me comunicar? será que estou ouvindo e falando na medida certa? A resposta talvez desagrade.

Errata: falando em dificuldade de comunicação, a primeira edição deste artigo tinha alguns erros simples, incluindo uma frase duplicada, pelos quais peço desculpas...