É muito comum, hoje em dia, ouvir empresários dizendo que querem "levar suas empresas para a Internet". Trata-se de um engano. Na visão destas pessoas, a Internet é algo parecido com as Páginas Amarelas: simplesmente um lugar para anunciar. Neste sentido, quanto maior e mais vistoso, melhor. Mas a Internet não funciona assim.
A Internet é acima de tudo comunicação. E, onde existe comunicação, surgem comunidades. Para se ter sucesso em um empreendimento na Internet, não basta colocá-lo em uma página, por mais bem desenhada que esta seja. É importante participar, levando a cultura da Internet para dentro da empresa.
Se você quer que a sua empresa seja bem sucedida na Internet, siga alguns conselhos básicos para começar:
- Encontre a comunidade. Os seus clientes usam a Internet para muitas coisas. Tente descobrir o que eles fazem: quais sites frequentam, e principalmente, como eles conversam. Há comunidades que se comunicam por e-mail, outras por meio de ferramentas de instant messaging, como o MSN e o ICQ. Identifique os assuntos e temas relevantes; se for necessário, trate cada segmento de forma particular
- Participe da comunidade. Organizar uma lista de contatos por email não basta. Acompanhe as discussões, responda a dúvidas, troque idéias. Acima de tudo: participe como pessoa, não como empresa.
- Siga as normas da comunidade. Mantenha uma postura ética em suas respostas. Deixe claro qual a sua relação profissional, enquanto membro da comunidade. Respeite seus concorrentes, e acima de tudo, respeite todo e qualquer outro membro da comunidade.
- Seja persistente. O seu compromisso com a comunidade não pode ser um engajamento para as horas vagas. É o seu próprio negócio. Lembre-se: nem todo mundo que entra em uma loja vai fazer uma compra, mas o bom lojista presta atenção em todos, e não deixa ninguém sem ser atendido.
A questão do spam
Muitos empresários se queixam que seus emails são taxados de spam, apesar de alguns cuidados básicos, como enviar somente para pessoas cadastradas. Isso não deveria ser surpresa. As mensagens são padronizadas, e são enviadas em massa, usando servidores desconhecidos ou não devidamente cadastrados para envio de mensagens. Na raiz do problema do spam, está uma questão econômica: é muito fácil sucumbir à tentação de enviar milhares de emails em um só clique, a custo praticamente zero. No entanto, a efetividade desta abordagem é cada vez mais baixa, e compromete a imagem da empresa.
A abordagem das comunidades permite solucionar o impasse do spam. Ao invés de enviar milhares de mensagem de uma única vez, sem aviso prévio para falar de uma promoção ou de um evento, faça o contrário. Opere junto à comunidade de maneira contínua. Com raras exceções, mesmo as listas de email mais fechadas toleram anúncios que sejam interpretados como sendo de interesse público. Assim, se a sua empresa está participando de uma feira ou promovendo o evento, anuncie o fato na lista, de forma ética e personalizada. Dependendo da natureza da lista, sua oferta será amplamente discutida e debatida em público, gerando um efeito multiplicador positivo, sem comprometimento de imagem. O impacto de um anúncio feito desta forma é muito maior do que o envio de uma mensagem que, para os seus clientes, surge de forma inesperada e sem nenhum interesse particular.
Ser um bom membro da comunidade significa mais do que uma oportunidade de fazer novos negócios. Significa inserir sua empresa no universo dos seus clientes, e ter a oportunidade de um contato que de outra forma seria impossível. Significa, acima de tudo, levar a Internet para dentro de sua empresa, e não apenas colocar um anúncio de sua empresa na Internet.
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