3 de setembro de 2004

Alguém conhece a lei de Parkinson?

Em 1958, C. Northcote Parkinson escreveu um livro chamado "Parkinson's Law: The Pursuit of Progress". O livro tem várias tiradas e frases famosas que hoje são repetidas sem atribuição à fonte original. A lei mais famosa é a seguinte: "Work expands to fill the time allotted to its completion", ou (traduzindo livremente) "o trabalho expande até ocupar todo tempo alocado para sua execução".

Mas a lei que nos interessa aqui, derivada do trabalho de Parkinson, é outra. Ela explica por quê os projetos mais malucos são vendidos, e os mais simples ficam bloqueados em discussões intermináveis. Apesar da idade do livro, a lei se aplica maravilhosamente aos dias de hoje, como mostram as discussões intermináveis[1] em listas de email.

A tese básica é a seguinte: quando um projeto é grande demais ou complicado demais, ninguém se dá ao trabalho de checar os detalhes, partindo do pressuposto de que alguém já deve ter feito isso antes, ou o projeto não chegaria a ficar desse tamanho. Além disso, ficar calado é muitas vezes uma forma de disfarçar a ignorância no tema.

Por outro lado, projetos simples são malhados exaustivamente até a morte, porque todo mundo se sente confortável em fazê-lo. É uma oportunidade para lembrar aos outros que você ainda está ali, e de se posicionar em um tema relativamente tranquilo.

É por isso que a reforma do banheiro da portaria nunca é aprovada, enquanto a implantação de um sistema de gestão empresarial de última geração é aprovada. Simples, não?


[1] Este artigo não poderia nunca ter sido escrito sem a leitura de um email antológico postado por Poul-Henning Kamp na lista de desenvolvimento do FreeBSD, intitulado A bike shed (any colour will do) on greener grass.... Em outras palavras, qualquer que seja a cor da casinha da bicicleta, ela serve.

Nenhum comentário: