1 de setembro de 2004

A busca de uma estratégia estável: privacidade x transparência

A discussão sobre a privacidade na Internet vem crescendo à medida que a rede permeia cada vez mais nosso cotidiano. Recentemente, um novo elemento foi adicionado à discussão, causando controvérsia: a transparência.

Basicamente, a privacidade representa o direito individual dos cidadãos de controlar o seu próprio espaço individual; aplicada à Internet, representa o direito de escolher quando, como e quais informações pessoais podem ser disponibilizadas para uso de terceiros. Já a transparência, à primeira vista, é um conceito aparentemente oposto; ela representa a possibilidade de saber quais informações estão disponíveis e obter a própria informação -- a qualquer momento, e sem nenhum impedimento, com a confiança de que a informação é confiável e completa.

Surpreendentemente, os dois conceitos não são antagônicos, mas se complementam. Acredito que uma sociedade só pode ser estável se encontrar um ponto de equilíbrio entre a privacidade e a transparência. Isto significa que, aplicados isoladamente, nenhum deles gera um sistema social estável e eficiente; porém, uma combinação adequada forma um sistema que não pode ser facilmente desequilibrado. Em sistemas naturais, este mecanismo é conhecido como uma estratégia evolutiva estável, ou ESS.

Uma ESS é um conjunto de características de uma população que forma uma comunidade estável a longo prazo, resistente a invasões por novas espécies. Em sistemas sociais, o conceito de ESS pode ser utilizado para modelar o comportamento de um grupo à medida que a proporção de diferentes elementos varia dentro da população. No caso em questão, podemos imaginar que diferente tipos de indivíduo podem valorizar de forma independente a sua privacidade e a transparência. A análise da dinâmica social indica se o sistema em questão é evolutivamente estável ou não.

A chave para entender a estabilidade a longo prazo reside no estudo dos aspectos econômicos. Uma sociedade economicamente ineficiente não se sustenta, e é eventualmente substituída por outra mais eficiente com o passar do tempo. A privacidade e a transparência modificam fundamentalmente a dinâmica da economia interna da comunidade; o conhecimento de determinadas informações pode favorecer os negócios, enquanto as barreiras à comunicação impõem custos adicionais que tornam a economia menos eficaz.

A privacidade é tida por alguns como um dos pilares fundamentais de uma sociedade livre. No entanto, a adoção da privacidade plena carrega consigo problemas práticos que reduzem sua eficiência em termos econômicos. Hoje em dia, já estamos relativamente habituados a abrir mão de partes importantes de nossa privacidade em nome da conveniência. Registros de crédito bancário são consultados, com nossa autorização implicita, para fins de concessão de crédito ou simples pagamento de contas. Em uma sociedade onde a respeito à privacidade fosse levada ao extremo, talvez não fosse possível realizar este tipo de consulta. Este tipo de comunidade não seria evolutivamente estável, pois a entrada de indivíduos dispostos a abrir mão de parte da privacidade em troca de benefícios econômicos lhes daria uma vantagem importante sobre os outros membros da sociedade.

O caso oposto também apresenta problemas. Uma comunidade onde todos indivíduos abram mão da privacidade em nome da comunicação livre não é evolutivamente estável, pois um indivíduo que repasse informações falsas também poderia ganhar uma vantagem sobre os outros, desequilibrando o sistema. Este indivíduo teria acesso às informações privativas de todos os outros, mas ninguém teria acesso às suas informações, tornando-o inatingível.

Para que a comunidade atinja um ponto de estabilidade, é importante que ambos os conceitos -- transparência e privacidade -- atinjam um ponto de equilíbrio. Cada indivíduo precisa dispor de um mínimo de privacidade, detendo a opção de revelar ou não suas informações pessoais quando solicitado. Por outro lado, é importante que haja transparência nas relações, para evitar que um indivíduo abuse do sistema. É importante reconhecer que a privacidade tem um custo econômico que a torna inviável a partir de um certo ponto; da mesma forma, a transparência torna-se uma necessidade à medida em que permite que a sociedade se torne economicamente mais eficiente. A longo prazo, há bons motivos para esperar que um ponto de equilíbrio venha a ser atingido, mas certamente ainda teremos muito que caminhar até chegar lá.

Nenhum comentário: