17 de janeiro de 2005

Celulares & tsunami

Durante o recente tsunami no Oceano Índico, vários turistas foram salvos através do rastreamento dos sinais de celulares. Pelo menos, é que foi noticiado em um jornal online do Sri Lanka, um dos países mais atingidos. Segundo o artigo, as operadoras de telefonia colaboraram, monitorando os sinais ativamente, e enviando mensagens com SMS para os celulares que eram registrados pelas suas estações. Ainda segundo o artigo, apesar da destruição causada pelo tsunami, as operadoras foram capazes de restaurar cerca de 90% do serviço rapidamente usando geradores móveis para alimentar as estações atingidas.

16 de janeiro de 2005

Curiosidades sobre o Google

O Google continua sendo para mim um paradigma do que uma aplicação Web precisa oferecer: simnples, rápido e eficiente. Poucas empresas levam tão a sério seu produto, ou se preocupam tanto com a forma comoas pessoas efetivamente o utilizam. Li hoje uma
entrevista com Marissa Mayer, gerente de produtos do Google, que confirma mais uma vez esta impressão, e ainda traz uma série de curiosidades sobre esta fantástica empresa.

8 de janeiro de 2005

Configurando X Windows+SSH em Windows - Parte I

Para aproveitar o tempo de um final de semana relativamente tranquilo, decidi tentar configurar um servidor X Windows para desenvolvimento remoto. Este artigo cobre a fase inicial de pesquisa; pretendo postar os resultados finais após um período de avaliação.

Motivação

Ultimamente, tenho dividido meu tempo entre meu escritório doméstico e as instalações de meus clientes. Tenho uma máquina de desenvolvimento alocada em um dos clientes, que é também o meu repositório SVN pessoal. O servidor roda Linux, e eu trabalho nele com o Eric3, que atende minhas necessidades como IDE (basicamente: gerenciamento de projetos, debugger e integração com o SVN). Infelizmente, o Eric3 não está disponível para Windows (o problema é a licença do Qt, que também afeta outros projetos); por isso, eu não posso utilizá-lo no escritório doméstico, que ainda usa Win98.

Ferramentas disponíveis

Fiz uma pesquisa preliminar sobre o assunto via Google. A princípio os resultados não são muito animadores; a maior parte dos resultados lista produtos comerciais, o que não é uma opção no momento. Porém, achei alguns links valiosos:
  • Free SSH and SCP for Windows 9x, NT, ME, 2000 and XP: Em meio a tantos links comerciais, esta página é um pequeno achado. Ela contém links interessantes e dicas de configuração para várias ferramentas úteis, baseadas em SSH e SCP.
  • CygWin XFree: por algum motivo, eu não tinha imaginado que o CygWin incluísse um servidor X; na verdade eu achei que ele só tivesse os utilitários de linha de comando. Esta impressão foi reforçada pelo fato deste não constar nas pesquisas do Google para o assunto; felizmente, a referência estava na página anterior (sobre SSH e SCP).

A idéia de instalar um ambiente completo CygWin é interessante mas um pouco assustadora; já instalei o CygWin antes, e achei a integração com o Windows muito pouco intuitiva. Mas no momento, esta parece ser a melhor opção, especialmente porque será certamente um pouco mais fácil encontrar documentação sobre o uso do XFree com SSH, usando ferramentas livres, do que com qualquer outro produto.

4 de janeiro de 2005

Viciados em planilhas

Recebi hoje um link, a essa altura já não me lembro bem de quem, tratando do vício em planilhas. É um fato conhecido que as planilhas eletrônicas são abusadas já faz muito tempo... e que ninguém faz nada quanto a isso, na maioria dos lugares.

O artigo levanta alguns pontos interessantes. Montar uma planilha é, a princípio, simples. Mas programar em uma planilha pode ser extremamente complicado. No entanto, usuários que se consideram leigos, e absolutamente incapazes de programar, decidem implementar rotinas de cálculo sofisticadas -- e o que é pior, críticas -- usando o Excel. O que os leva a crer que esta é a forma mais simples, eu não sei. Acredito que em parte, é devido ao fato de se poder prototipar uma planilha ao vivo; assim, a solução vai sendo desenhada aos poucos. Este processo lembra em muito o procedimento tradicional de construir alguma coisa artesanalmente. Por outro lado, esta interatividade é usualmente perdida no processo tradicional de programação.

Uma saída possível é educar estes usuários em metodologias de programação mais modernas, como o desenvolvimento dirigido por testes, ou Test Driven Development. Mas mesmo assim seria útil dispor de um ambiente onde isso pudesse ser feito de forma tão intuitiva e imediata como em uma planilha. Por enquanto, estamos fadados a continuar vendo planilhas que demora um dia para calcular... para dar o resultado errado.