4 de janeiro de 2005

Viciados em planilhas

Recebi hoje um link, a essa altura já não me lembro bem de quem, tratando do vício em planilhas. É um fato conhecido que as planilhas eletrônicas são abusadas já faz muito tempo... e que ninguém faz nada quanto a isso, na maioria dos lugares.

O artigo levanta alguns pontos interessantes. Montar uma planilha é, a princípio, simples. Mas programar em uma planilha pode ser extremamente complicado. No entanto, usuários que se consideram leigos, e absolutamente incapazes de programar, decidem implementar rotinas de cálculo sofisticadas -- e o que é pior, críticas -- usando o Excel. O que os leva a crer que esta é a forma mais simples, eu não sei. Acredito que em parte, é devido ao fato de se poder prototipar uma planilha ao vivo; assim, a solução vai sendo desenhada aos poucos. Este processo lembra em muito o procedimento tradicional de construir alguma coisa artesanalmente. Por outro lado, esta interatividade é usualmente perdida no processo tradicional de programação.

Uma saída possível é educar estes usuários em metodologias de programação mais modernas, como o desenvolvimento dirigido por testes, ou Test Driven Development. Mas mesmo assim seria útil dispor de um ambiente onde isso pudesse ser feito de forma tão intuitiva e imediata como em uma planilha. Por enquanto, estamos fadados a continuar vendo planilhas que demora um dia para calcular... para dar o resultado errado.

Nenhum comentário: