27 de outubro de 2004

Google: como funciona, como utilizar, e como colocar seu site no topo

Estou organizando um curso sobre Google para o Instituto Online, uma empresa de Belo Horizonte especializada em cursos de tecnologia. O Instituto Online tem uma proposta de trabalho ambiciosa, que inclui desenvolvimento de cursos e materiais específicos para ensino à distância.

A idéia do curso de Google surgiu a partir da observação cotidiana. Praticamente todo mundo sabe o que é o Google, e utiliza seus recursos básicos com bastante frequência. Hoje, o Google é responsável por cerca de 75% de todos os acessos indiretos (via link) a sites na Internet. Porém, as pessoas não sabem como utilizar melhor os recursos do Google para resolver suas próprias pesquisas; e principalmente, os proprietários de sites muitas vezes não sabem como fazer para posicionar seus próprios sites de uma forma melhor no Google.

A importância de saber posicionar um site no Google é inegável. A pesquisa típica é simples: cerca de 1,5 palavra, em média. Quase ninguém usa a busca avançada -- em geral, digita-se uma ou duas palavras e ordena-se a busca. E finalmente, quando a lista de resultados é apresentada, o usuário em geral clica no primeiro ou no segundo link; outros links na primeira página ainda tem uma chance, mas dificilmente o usuário pede para ver a segunda página. Aparecer na primeira página é essencial para quem deseja ser encontrado.

Para o curso, optamos inicialmente por ensinar algumas coisas básicas: como funciona o Google, e como ele pode ser utilizado de forma eficiente. Sem este conhecimento básico, é difícil aplicar as regras básicas de otimização de indexação. Finalmente, trataremos das técnicas para melhorar o posicionamento, ou ranking, do site. É importante destacar que este trabalho será apresentado respeitando os limites éticos; ou seja, o objetivo é apenas ensinas as técnicas legítimas, e mostrar os problemas que os abusos do Google (como o Google Bombing) podem causar.

Como sempre, listamos alguns links interessantes sobre o assunto. Todos os links são em inglês. Para quem quiser mais detalhes (em português), que tal se inscrever no curso, assim que ele for anunciado?

  • Google Information for Webmasters: Esta é a referência básica, e fica no próprio Google. Estranhamente, poucas pessoas que procuram informações sobre o assunto sabem que esta página está lá, dentro do próprio Google. Leitura obrigatória.

  • Good Google Listing: Lista dicas para obter um melhor posicionamento na lista de resultados do Google.

  • Google's PageRank Explained (and how to make the most of it): Explica como o algoritmo de PageRank funciona, de acordo com a interpretação externa dos resultados. Não é uma análise oficial, mas apresenta alguns conceitos interessantes de boa aplicabilidade prática.

  • Score Higher in Google Search Engine (and why Google is saving the web): Artigo que, além de apresentar técnicas de otimização interessantes, conta um pouco da história do Google, e das razões pelas quais o conteúdo da página -- leia-se o texto, e os links nela colocados -- são mais importantes para a boa indexação do que qualquer outro elemento individual.

  • Google Dance - The Index Update of the Google Search Engine: Artigo que apresenta algumas informações interessantes sobre o funcionamento do Google. O nome Google Dance se referia uma propriedade interessante do antigo algoritmo de reindexação do Google, que rodava uma vez por mês e causava uma instabilidade nas buscas. O algoritmo atual é contínuo, e não apresenta as mesmas oscilações. Mesmo assim, o artigo ainda é relevante, e apresenta dados interessantes sobre a estrutura do Google.

  • A Survey of Google's PageRank: Série de artigos mais aprofundados sobre o algoritmo de PageRank.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Canarim - Olá Carlos, o texto ficou muito bom.Vamos aguardar mais notícias do curso. Já falei com o Paulinho para me enviar um banner sobre o curso que colocarei em meu site. Tenho certeza que este assunto não é só do interesse do pessoal de TI. Boa sorte!abraços

Anônimo disse...

Paulo Canarim - Olá Carlos, o texto ficou muito bom.Vamos aguardar mais notícias do curso. Já falei com o Paulinho para me enviar um banner sobre o curso que colocarei em meu site. Tenho certeza que este assunto não é só do interesse do pessoal de TI. Boa sorte!abraços