27 de novembro de 2004

A nova revolução

Recebi esta semana um artigo interessante do Jakob Nielsen: Undoing the Industrial Revolution. Para quem não conhece, o Sr. Nielsen é um dos maiores especialistas em usabilidade, ou seja, o estudo científico de como tornar a tecnologia mais acessível e fácil de usar, principalmente para quem não tem conhecimento técnico.

O argumento do artigo repete um ponto que eu já tive oportunidade de discutir: a nova revolução, ou seja, a revolução da Internet, marca o fim de uma era que começou com a Revolução Industrial. Até bem pouco tempo atrás, a receita para o poderio econômico era relativamente simples: massificação, com o ganho de escala industrial trazendo o retorno financeiro desejado.

Atualmente, já há inúmeros sinais de que uma nova forma de trabalhar está surgindo. A tecnologia avança no sentido de permitir a produção de bens e serviços altamente customizados a um preço extremamente competitivo. A customização não se opõe à industrialização em massa, mas permite que novos competidores entrem no mercado oferecendo um produto melhor.

Ainda acho que há muita coisa para acontecer antes que o cenário apresentado pelo artigo se materialize. No entanto, vale a pena torcer. Me parece que um mundo com empresas menores, mais eficientes e mais localizadas, ficará mais próximo da escala humana, e poderá ser uma boa alternativa para a melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário: