11 de dezembro de 2004

Aplicações Web - Editores de documentos via Internet

Nestes últimos dois meses, colecionei alguns links interessantes, mas não tive ainda tempo de analisar ou escrever nada sobre eles. Particularmente hoje, encontrei uma série de referências sobre editores para conteúdo online. Quem usa webmail, blogs e wikis sabe o quanto é limitada a interface tradicional - uma caixa de entrada de texto, sem possibilidades de formatação ou de comandos mais avançados. A novidade é que há uma série de ferramentas sendo desenvolvidas, algumas das quais muito promissoras:

  • Kupu é um editor de textos multiplataforma (compatível com Internet Explorer e com Mozilla/Firefox). O site contém um demo interativo.

  • O Jalopy é um projeto, baseado no Kupu, para um editor de documentos interativo, multiplataforma. Inclui alguma funcionalidade própria de gerenciamento de conteúdo.

  • Silva (não, nã é o vizinho do Pato Donald) é um CMS, baseado em Zope, que usa o Kupu. Não tive tempo ainda de verificar os detalhes, mas o produto parece bem estruturado.

  • Tibia é um projeto novo, anunciado na c.l.py. É um script CGI que pode ser instalado em um site pré-existente, e que permite editar as páginas de forma estruturada (baseada no modelo DOM).

  • Finalmente, quem precisa apenas de um pequeno "hack" para ativar editores externos usando o Mozilla/Firefox pode usar o mozdev. Não tem a funcionalidade do Kupu, mas é útil par aalgumas situações.

Nenhum comentário: