5 de outubro de 2005

Um ano ou cinco

"Some people seem to think that we got where we are overnight. Not so. I've been doing Linux for 15 years, and hey, if it takes another 5 or 10 for the desktop to be a big part of the market, that's what it will take." Business Week: Torvalds' Baby Comes of Age
Já ouvi dizer, não me lembro exatamente de quem, que nós temos uma tendência a superestimar o que podemos fazer em um ano, enquanto subestimamos o que podemos fazer em cinco. O resultado é ruim: ansiedade em tentar fazer o impossível, frustração por não atingir as metas de curto prazo. Deveríamos viver mais lentamente, entendendo que o tempo capitaliza as mudanças de uma forma progressiva; assim chegaríamos mais longe.
A frase do Linus Torvalds sumariza bem este pensamento. Todo ano é tido como 'o ano do Linux'. No fim do ano, analistas comentam que apesar das melhorias, o Linux ainda não emplacou. Falta pensar no longo prazo. Se olharmos as estatísticas, a cada ano a fatia de mercado do Linux aumenta. Pra quê ficar ansioso, e querer dominar o mercado em um ano? Se é para demorar cinco, ou dez, que seja assim. Pena que seja tão difícil entender as coisas dessa forma.

Nenhum comentário: