25 de junho de 2005

Admirando a lua cheia

Ontem eu estava viajando de volta para casa, durante a noite, com um céu limpo e uma lua cheia maravilhosa. Passando sobre uma represa que há no caminho, uma cena perfeita: a lua cheia, baixa no céu, refletindo sobre o espelho d'água. Uma cena maravilhosa.

Ao chegar em casa, coincidentemente, vi um comentário sobre a ilusão de ótica que faz a lua parecer maior quando está no horizonte. Ao que consta, a lua está em um ponto particularmente favorável de sua órbita para a visualização de um efeito que ainda não tem uma explicação universalmente aceita. Há quem ache que o motivo é o efeito Ponzo, uma ilusão que afeta a nossa percepção de objetos que passam pelo céu. Vários objetos, como nuvens, pássaros ou aviões, se movimentam a uma altura constante do solo, e diminuem sensivelmente de tamanho à medida que se distanciam de nós. Devido à distância que a Lua se encontra, não há variação perceptível de tamanho; o cérebro então "compensa" a diferença e aumenta o seu tamanho aparente quando ela se encontra "longe", ou seja, no horizonte. Outra explicação se baseia em um ajuste automático de distância feito pelo cérebro para possibilitar a mudança rápida de foco. Este efeito, conhecido pelo nome de macropsia oculomotor, tem sua explicação baseada na evolução humana e na própria geometria do nosso sistema ocular.

Qualquer que seja a explicação, a lua cheia, próxima ao horizonte, tem uma mística admirável. Como a sua visão sobre o espelho d'água ilustra maravilhosamente...

Nenhum comentário: