25 de julho de 2005

Idéias sobre liderança

Como a maioria das vezes, este artigo tem uma história longa... meio por curiosidade, visitei o Everything2.com. O site é um experimento anárquico. Não é uma enciclopédia, parece mais com um mural público, é uma forma de captura o pensamento coletivo em assuntos abrangentes, quase aleatórios. Uma boa dica para quem tem curiosidade e de preferência, algum tempo disponível.

Li uma página (Current Leadership Theory@Everything2.com) com comentários sobre a teoria de liderança. A página lembra um resumo de trabalho de escola, o que não é um demérito -- afinal, já é um ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada. Entre os pontos citados, achei interessante a classificação de Hersey & Blanchar, chamada de modelo de liderança situacional. Segundo eles, existem quatro estilos de liderança, que podem ser traduzidos grosseiramente assim: diretivo, orientativo, suportivo e delegativo.

O conceito de liderança me interessa bastante, entre outras coisas porque é uma área na qual eu tive uma grande dificuldade em entender uma coisa básica: para liderar não é preciso competência técnica. É preciso competência gerencial. Há lideres que possuem as duas coisas. Há outros, bem, que não possuem nem uma nem outra -- estes não costumam durar muito. Mas uma coisa, em princípio, não tem nada a ver com a outra...

Voltando à liderança situacional, para cada tipo de liderança, há um equivalente no "liderado":

  1. baixa competência, baixo comprometimento;
  2. alguma competência, baixo comprometimento;
  3. alta competência, comprometimento variável;
  4. alta competência, alto compromentimento.
Relacionando os números entre o líder e o liderado, temos:
  1. Para uma pessoa de baixa competência e baixo comprometimento, a liderança deve ser direcionadora, ou "directing". Você deve descrever exatamente o que a pessoa deve fazer.
  2. Para uma pessoa de alguma competência e baixo comprometimento, a liderança deve ser exercida de forma orientadora (coaching, ou 'treinar' a pessoa).
  3. Para uma pessoa de alta competência mas com comprometimento variável, a liderança deve ser suportadora (supporting).
  4. Para uma pessoa de alta competência e alto comprometimento... a liderança deve ser delegadora (delegating).
O que acontece quando o casamento entre os perfis não ocorre? Simples: pessoas desmotivadas, trabalhos mal feitos. Porém, não se pode esperar que um funcionário se adapte ao líder. Pelo contrário: para obter o melhor da equipe, é preciso que líder se adapte aos liderados. Pode parecer um contrasenso, mas é o mínimo que se espera de um líder que queira obter o melhor rendimento de seus subordinados.

Como desenvolver a percepção correta? Em princípio, o líder deve desenvolver habilidades que hoje já são tidas como básicas: capacidade de ouvir, capacidade de perceber, e principalmente, capacidade de se comunicar no nível correto. Um funcionário novato, com grande potencial, seria rapidamente queimado por um líder que quisesse imediatamente delegar atividades, sem que ele tenha o preparo adequado. Da mesma forma, um analista experiente se sente frustrado ao receber instruções passo a passo sobre como realizar uma atividade. Com observação e bom senso, o líder pode perceber dentro de sua equipe a forma certa de tratar com cada um. Mas o mais importante mesmo é perceber que este tipo de ação transcende as relações formais de liderança, e deve permear outras relações - com nossos amigos, nossas famílias, e mesmo naqueles encontros casuais onde nos relacionamos com outros, deixando uma impressão indelével sobre quem somos.

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