30 de julho de 2005

Quanto vale um cliente VoIP?

De acordo com Robert Cringely, cerca de US$ 150, que é mais ou menos quanto cada cliente vale de acordo com a oferta de aquisição do Skype pela News Corporation, de Rupert Murdoch. Cringely fez esta conta em um comentário sobre a possível aquisição da Skype por Murdoch. Em resumo, a oferta de compra traduz alguns fatores importantes:

  • Valida o mercado de VoIP -- se Murdoch quer comprar, deve valer alguma coisa;
  • Dá uma baliza de preço. No setor de telecomunicações, números como a receita média por assinante e o preço por assinante são amplamente conhecidos e discutidos; o número mágico de 150 dólares por assinante serve como marco para o mercado de VoIP, e estabelece um parâmetro para avaliação de empresas concorrentes como a Vonage e outras.
No fim das contas, o negócio não saiu; mas o fato é que a Skype está à venda. A quem interessa comprar a Skype? Provedores de banda larga são os candidatos naturais, mas Cringely aponta para um outro comprador possível: operadoras de celular. Faz sentido? Talvez; uma operadora VoIP como o Skype não canibaliza receita de uma operadora de celulares, mas a complementa. Implícita na discussão, está a premissa que que banda larga e mobilidade não combinam. Eu pessoalmente concordo; mesmo que os fatores técnicos que limitam a banda em aplicações wireless sejam superados, acredito que outros fatores deverão colaborar para que a rede fixa continue sendo a forma primária de acesso banda larga.

Independente de qualquer outro fator tecnológico, o fato é que a tecnologia de VoIP está amadurecendo a passos largos. Em um determinado momento, haverá massa crítica suficiente para fazer com o que o modelo de negócios de telefonia existente desmorone para dar lugar a outro. Até lá, muita coisa ainda vai acontecer. Historicamente, estas transições são sempre dolorosas, e passam por momentos de incerteza política. Porém, não há como defender os incumbentes da obsolescência econômica; nestes casos, a mão invisível do mercado age de forma implacável.

Nenhum comentário: