20 de setembro de 2005

Confrontando os fatos

Sempre tive uma grande admiração por pessoas que demonstram liderança sem excessos ou autoritarismo. Um dos meu exemplos prediletos é o explorador irlandês Ernest Shackleton, que ficou famoso pela incrível história do Endurance -- o navio que, sob seu comando, ficou preso no gelo da Antártida. Shackleton conseguiu um feito impressionante: mesmo perdendo o navio, manteve a tripulação coesa e conseguiu retornar após 22 meses para a Inglaterra sem perder nenhum homem.

Outro exemplo fascinante é James "Jim" Stockdale, comandante da marinha americana que ficou preso por oito anos durante o auge da Guerra do Vietnã. A sua história é repleta de casos de uma resistência estóica, e de uma liderança capaz de manter seus homens coesos no meio de uma situação absolutamente desesperadora. Submetido à tortura frequente, ele não apenas se manteve absolutamente calado, mas conseguiu através de seu exemplo manter outros prisioneiros unidos.

Recentemente, uma história de Jim Stockdale foi publicada em um livro sobre empreendimentos, com o nome paradoxo de Stockdale. Trata-se do seguinte: para sobreviver a condições extremas, é preciso não ser otimista. Segundo Stockdale, não se pode permitir que o otimismo cego nos deprive da capacidade de entender quando uma situação é absolutamente desesperadora. Ele conta que, entre os seus colegas de campo de concentração, os otimistas foram os que morreram; quando esperavam o socorro para o Natal, depois para a Páscoa, depois para o Natal de novo... até que se cansaram, desencantando de viver.

O pensamento de Stockdale é realmente paradoxal. Lendo seus argumentos, nas suas próprias palavras, permite entender melhor o que ele quis dizer. Não é coincidência que ele tenha tido uma carreira acadêmica brilhante, e que depois de aposentado da marinha tenha se dedicado ao estudo de filosofia. Sua própria lição ilustra bem o conceito de estoicismo, tanto quanto outros grandes líderes, como Ghandi ou Martin Luther King. Líderes que souberam se impor pelo seu exemplo, sem autoritarismo, e sem sequer uma autoridade delegada.

Nenhum comentário: