22 de setembro de 2005

A verdadeira revolução de VoIP está por vir

Em tecnologia, o tempo é sempre difícil de avaliar. É fácil ficar entusiasmado com uma nova idéia e imaginar que ela vai tomar o mundo em um ano. No mundo real, o ciclo de adoção é muito mais lento. Muitas boas idéias são dadas como mortas, pois demoram um pouco para amadurecer, e reaparecem anos depois.

Este é o caso da tecnologia de VoIP. Talvez poucos se lembrem (ou saibam) mas lá pelo idos de 1996, um programinha chamado "CUSeeMe" era muito popular entre os pioneiros da Net. Era um programa de videoconferência baseada em IP, que rodava em hardware modesto para os padrões atuais. COmo quase ninguém tinha câmara, era comum usar o CUSeeMe para conversar com outras pessoas, só com áudio, sem vídeo. Na i2 -- empresa da qual eu era sócio na época -- chegamos a brincar um pouco com ele. O Wallace, que era da nossa área comercial, uma vez teve um encontro ocasional na Internet com ninguém menos que o Galvão Bueno. Ele estava no Projac (estúdio da Globo), e havia sido apresentado naquele dia à então "novidade tecnológica", que já chamava atenção de muita gente.

Muitos viram logo de cara o potencial da tecnologia, pensando que em pouco tempo -- um ano, dois anos? -- ela estaria disponível para todo mundo. Obviamente, as coisas não aconteceram desta forma. Havia muito que ser feito para chegar no ponto de amadurecimento da tecnologia. Inovações no hardware, software de melhor qualidade, acesso Internet banda larga, e por aí vai. Passados nove anos, a tecnologia de VoIP parece pronta para tomar o mercado de assalto. O uso de VoIP para economizar em interurbanos está crescendo rapidamente. Mas ainda falta uma coisa, que está para chegar rapidamente, e que vai tornar realidade o sonho da telefonia IP chegando até o ponto final, que é o aparelho do usuário.

Mobilidade. Hoje, o celular já toma o espaço da telefonia fixa. O custo de um ponto de telefone fixo é baixo; o custo do telefone móvel nem tanto. Para uma empresa, não parece muito atrativo trocar um telefone fixo convencional por outro telefone fixo baseado em IP. A economia de VoIP pode ser obtida de forma mais econômica com os gateways instalados nos troncos. Mas com mobilidade, a coisa muda de figura. E é a aí que a tecnologia de WiFi entra para arrebentar.

Hoje, um telefone IP sem fio (usando WiFi) custa em torno de US$ 200,00. Quando este preço romper a barreira mágica dos US$ 100,00, o mercado vai explodir. Um telefone IP sem fio será uma verdadeira revolução na vida das empresas, liberando seus funcionários dos limites de sua mesa para circular dentro da empresa -- e porque não, para qualquer outro lugar que tenha cobertura WiFi. É claro que ainda há desafios técnicos para superar. Mas neste momento, eles parecem pequenos, porque os outros dois fatores críticos para adoção de uma tecnologia (econômico e cultural) já estarão resolvidos automaticamente. É então que a verdadeira revolução de VoIP vai acontecer.

Nenhum comentário: