27 de julho de 2004

"Conexões preferenciais", ou porquê alguns sites atraem tanto movimento,,,

Li uma explicação interessante sobre o modelo de redes livres de escala, dentro do tema mundo pequeno (ver a Wikipedia"). Segundo o pesquisador Albert-László Barabási, do Departamento de Fïsica da Universidade de Notre Dame, há duas regras básicas que governam a formação de uma rede livre de escala.


  • Crescimento: A rede é alimentada inicialmente com um pequeno número de nós. A cada iteração, um novo nó é adicionado. O novo nó se conecta a um número m de nós já existentes.
  • Conexões preferenciais, ou Preferential Attachment: a probabilidade de que um novo nó se conecte a um determinado nó da rede depende do grau de conectividade de n; assim, quanto mais conexões n tem, mais provável será a conexão de um novo nó em n.


No caso da Internet, este processo leva à formação de 'hubs' de conhecimento, que são os sites mais populares. Ele também ajuda a explicar porque é que, à medida que uma comunidade aumenta, o movimento tende a convergir para os sites mais populares, deixando os outros sites com pouco ou nenhum movimento.

Nenhum comentário: