26 de julho de 2004

Redes Sociais e a Internet

O tema Social Networking - em uma tradução literal, "redes sociais" - tem atraído muito interesse, tanto do ponto de vista acadêmico, como do comercial, pelas suas implicações imediatas pela forma como a Internet vem sendo e será utilizada. Identifiquei alguns links interessantes para começar a pesquisa:


  1. O conceito de Augmented Social Network se baseia na criação de um mecanismo de identidade digital, criado e monitorado pela sociedade civil, sem relação com os mecanismos de identidade criados para fins comerciais. Entre os conceitos importantes, destaque para:

    • Confiança entre os indivíduos;
    • Lei de Reed, que diz que o valor de redes sociais cresce exponencialmente através da interconectividade.
    • Intermediação de Relações, que prevê o surgimento de 'brokers', ou intermediários (tradução minha; achei melhor que 'corretores') para introduzir pessoas, baseado nos seus interesses mútuos, colapsando os seis graus de separação em apenas dois ou três.
    • Tecnologia de Casamento de Interesses, que permitiria identificar pessoas com interesses próximos dos seus.

  2. O JoSS: Journal of Social Structure (Jornal da Estrutura Social) publica artigos sobre a estrutura social.

  3. O artigo Social Networking is Broken argumenta que o estado atual (16/mar/2004) das aplicações online de redes sociais é ainda muito primitivo, e que neste estado, as ferramentas não permitem ainda uma interação social adequada. Ele argumenta que na prática, apesar do entusiasmo, ninguém usa as redes como ferramenta de interação social, nem mesmo os maiores aficcionados por tecnologia.

  4. O The Social Software Weblog contém um índice de serviços online e ferramentas relacionadas ao estabelecimento de redes sociais.

  5. O OrgNet é uma empresa especializada em Análise das Redes Sociais (ou Social Network Analysis), que desenvolveu um software e uma metodologia que podem ser aplicadas em empresas, análise política, etc.

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