27 de julho de 2004

Yahoo! BH, ou: Para quê oferecer de suporte técnico?

Visitei um site, que tinha tudo para ser legal:

Belo Horizonte

... mas não é, basicamente, por causa de um erro grave. O conteúdo do site deveria ser focado em BH, mas as pesquisas e os links disponiveis mostram conteúdo... de São Paulo! Como bom 'netizen', pensei: vou mandar um 'bug report', para ver se eles corrigem, não é? Santa ilusão! Não tem como mandar mensagem para o suporte! Só um monte de FAQs e alguns 'forms' prontos... para os anunciantes! Hoje em dia, parecem haver dois pressupostos básicos:


  • Suporte custa caro. Quanto menos gente, melhor. Quanto mais automático, melhor.
  • O usuário não entende nada, e nós já antecipamos tudo que pode dar errado. Para não deixar o suporte ficar inundado de requisições básicas, é só colocar uma FAQ bem feitinha no ar, e deixar os usuários frustrados procurando a resposta que melhor se encaixe no seu problema.


Ok, ok - há uma parcela de verdade (pequena, mas há) nas duas afirmações anteriores, mas deixar um site sem nenhuma opção visível para enviar uma mensagem de caráter genérico? Ou eu estou ficando louco, ou eles acham que não precisam ouvir palpite de ninguém. Isso é arrogância, e do tipo que espanta os usuários bem-intencionados...

Nenhum comentário: