26 de julho de 2004

I Ching, "O Livro das Mutações"

The I Ching on the Net

O I Ching é um milenar livro chinês, que ficou conhecido no Ocidente em duas épocas distintas; inicialmente, no auge do entusiasmo ocidental (principalmente europeu) com a cultura chinesa, na virada do século XIX para o século XX. Depois, nos anos 60, quando os movimentos alternativos descobriram sua linguagem figurada e o seu fabuloso poder simbólico.

O I Ching pode ser lido como um simples recurso de adivinhação; porém, o seu estudo mais aprofundado mostra mais do que isso; ele revela imagens poéticas, profundas, que quando usadas para os fins de adivinhação permitem-nos observar as coisas por ângulos diferentes, que não havíamos imaginado antes. Não é de espantar que uma das primeiras traduções de qualidade do I Ching, assinada pelo alemão Richard Wilhelm, tenha tido seu prefácio escrito por Carl Jung - o aluno de Freud, que propôs uma teoria para explicar o poder de determinados símbolos para a mente humana.

Mesmo para os que não acreditam no poder divinatório do I Ching, o livro ainda reserva surpresas agradáveis, pelo seu estilo poético, e pela natureza da filosofia embutida em cada símbolo. É uma leitura sempre fascinante...

Nenhum comentário: