23 de julho de 2004

O que é um Bookmarklet?

Jesse's Bookmarklets Site

Mais um conceito novo, que eu não conhecia. Um bookmarklet é uma pequena aplicação que roda diretamente a partir de um botão na barra de links do Explorer. Segundo a definição do site, são ferramentas gratuitas, que servem para automatizar tarefas repetitivas ou que seriam de outra forma impossíveis.

Qual é o segredo? Pelo que entendi, o bookmarklet é feito em JavaScript, e funciona da seguinte forma: ao ser clicado, o script tem acesso à página atual, e a todos os objetos do ambiente do browser. Ele pode usar esta informação para agir imediatamente (por exemplo, mudando alguma coisa na aparência da página); ou pode enviar os dados para um site remoto, onde eles podem ser utilizados de uma forma mais criativa por alguma aplicação de suporte.

O botão "BlogThis" é um exemplo disso. É um scriptzinho que pega a URL atual e abre uma janela para editar uma nova entrada de Blog. Simples, mas altamente eficaz. E ele é melhor do que eu pensava, pois permite escolher qual é o blog a ser atualizado (no caso, tenho agora dois, um em inglês e outro em português).

Pois é, acho que eu fiquei tempo demais fora do ar. Estas pequenas novidades estão deixando minha pobre cabecinha a mil por hora.

Um comentário:

Fabiano G. Souza disse...

Os bookmarklets são sensacionais. Um que gosto muito é o "enlarge text area", ótimo para aumentar o tamanho das text areas de composicao de email do YahooMail.