27 de agosto de 2004

Enlaces ponto-a-ponto Wireless LAN

Tive uma certa dificuldade em encontrar boas informações sobre enlaces ponto a ponto utilizando tecnologia Wireless LAN -- basicamente, 802.11b. Há muitos sites com informações sobre access points genéricos. Finalmente, acertei esta pesquisa no Google que retornou o tipo de resultado que eu desejava.

Há vários fatores no 802.11b que colaboram para a limitação de distância. O principal é a relação entre distância e atenuação do sinal. Usando boas antenas -- preferencialmente antenas direcionais -- e eventualmente, um amplificador, este tipo de problema pode ser contornado.

Em tese, o 802.11b também impõe um limite de temporização bastante rigoroso, que limitaria a distância máxima a cerca de 3km. No entanto, o limite real é muito mais amplo; usando uma temporização mais relaxada, a maioria dos chipsets existentes permite um delay maior, que resulta em uma distância de cerca de 21km, ou até mesmo 210km, em um cenário mais otimista. Todos estes dados são válidos para a taxa máxima -- se a taxa for reduzida, a distância teórica fica ainda maior.

Conhecimento sobre a experiência de outras instalações também é bem vindo. Um artigo antigo (2001) relata a experiência do pessoal da O'Reilly na implantação de um link 802.11b em Sevastopol, na região norte de São Francisco. Pelo que entendi, o teste foi bem sucedido, indicando que a comunicação é viável. O autor também tem algumas dicas interessantes para compartilhar, apesar de um pouco antigas. Dá para desmistificar um pouco e perder o medo da distância.

Nenhum comentário: