11 de agosto de 2004

Um exercício de futurologia: Google e a Semantic Web

Em meus passeios, encontrei um legítimo exercício de futurologia: August 2009: How Google beat Amazon and Ebay to the Semantic Web. O artigo já é relativamente antigo -- foi escrito em 2002. Algumas das coisas que ele previa ainda não aconteceram, e provavelmente, não vão acontecer, mas a natureza da proposta é intrigante. Eu não tenho certeza se entendi tudo ainda, preciso ler e reler mais algumas vezes para chegar a uma conclusão.

No momento, acredito que há dois obstáculos sérios para um cenário como o que foi apontado. Primeiro, a importância da localização geográfica, que muitas vezes é esquecida nos exempls da semantic web; a nossa natureza social tem limites ligados à nossa percepção do mundo físico, mesmo que no mundo virtual as distâncias não existam. Por isso, os amigos próximos fisicamente acabam ganhando importância, e preferimos comprar aquilo que podemos tocar antes de fechar negócio. Em segundo lugar, o crescimento dos blogs e dos canais RSS mudou um pouco a equação; acho que o próprio Google ainda não se adequou a esta realidade.

A minha opinião é que a convergência plena entre sistemas de busca, email, e blogs certamente vai acontecer. E ela traz um sentido semântico muito mais natural, pois a informação pode ser melhor rastreada aos indivíduos que a postaram, o que facilita os cruzamentos. Quem viver, verá.

Nenhum comentário: