9 de agosto de 2004

O futuro dos blogs

Nem bem comecei a me inteirar como os blogs de hoje funcionam, e já estou lendo sobre os blogs do futuro. Pois é, a curiosidade matou o gato. Acho interessante que boa parte da discussão se concentre em detalhes técnicos que a meu ver, não serão tão importantes assim. É como se todo mundo estivesse tão imerso no ambiente atual que tivesse dificuldade em ver o todo; os detalhes começam a ganhar importância, e a visão arquitetônica se perde.

O artigo The perfect weblog system detalha uma série de features que a autora, Anne van Kesteren, considera fundamentais para o "blog perfeito". A discussão também é boa, e cobre uma série de assuntos que eu já vinha estudando. Por exemplo, a estrutura mais ou menos padronizada para URLs, etc. Mas não tenho certeza se gosto de algumas das idéias - já vi argumentos convincentes contra discussões em threads, e acho que é possível criar uma alternativa superior.

Uma das referências dela me levou ao Mark Pilgrim, conhecido anteriormente pelo livro Dive into Python. A citação se refere a uma página mais antiga, How to make a good ID in Atom. Segundo a Anne, o ideal é usar o Atom como um formato de RSS; outros acham que o Atom é complicado demais. Ainda preciso estudar para entender melhor o problema. O Mark aponta algumas características dos permalinks de um blog, e defende o uso de uma ID única para uso com RSS. Também concordo com isso. Saltando de galho em galho, o Mark cita ainda o problema de outro blogger, Phil Ringalda, com a "caixa postal cheia" - não de email, mas de entradas alimentadas pelo RSS.

Aliás, quanto mais eu estudo, mais o esquema de blogs me lembra o antigo Usenet/Netnews. Lá os posts tinham ID, e os newsservers faziam um papel intermediário entre os blogs e os canais RSS. O sistema atual é mais inteligente, melhor distribuído, e me parece também mais simples e robusto. Vamos ver quanto tempo ele resiste ao spam...

Nenhum comentário: