1 de agosto de 2004

Uma visão mais ampla da arquitetura

The Lost Prophet of Architecture

A arquitetura ocupa uma posição diferenciada entre as ciências e as artes. O arquiteto precisa equilibrar a busca do conforto humano, o conhecimento técnico da construção, e um senso estético que lhe permita combinar estes fatores em cada obra. A arquitetura é um ofício antigo, mas a maestria no equilíbrio de suas vertentes é algo difícil de ensinar, em parte pela dificuldade natural em quantificar fatores humanos e estéticos. Assim, como comunicar em palavras a arte de construir bem?

O arquiteto Christopher Alexander fez da sua carreira uma busca pela resposta a uma questão ampla. O que começou com a tentativa de desenvolver uma metodologia para avaliar de forma objetiva a qualidadade de um projeto arquitetônico se tornou a busca de uma vida. A partir do final dos anos 60, Alexander consolidou sua fama como um dos gurus da arquitetura - um mestre um tanto controverso, é verdade, e muitas vezes rejeitado pelos seus próprios pares. Mas o seu trabalho encontrou ressonância em outras áreas, e forneceu uma das grandes ferramentas para expressar verbalmente soluções genéricas para sistemas complexos.

A idéia de gerar padrões - permite expressar uma solução como algo que surge naturalmente a partir de um certo contexto. Em termos de arquitetura, padrões simples representam coisas que nos dão conforto; é como se, de forma intuitiva, estivéssemos intrinsecamente programados para entender e aceitar determinadas soluções. É como se o problema pedisse aquela solução, como se ela fosse a única capaz de satisfazer um conjunto de requerimentos. O padrão carrega nosso conhecimento interior em uma forma verbal, comunicável, e por extensão, quantificável - observando um projeto, é possível verificar se ele possui ou não determinados padrões, e se os problemas que ele apresenta foram adequadamente abordados.

Na área de análise de sistemas, o trabalho de Christopher Alexander deu origem a todo um ramo interessado na pesquisa de padrões de design de software. No entanto, o seu trabalho na área da arquitetura e do planejamento urbano tem um significado muito maior, que penetra também na nossa própria compreensão do que é qualidade de vida, e como ela pode ser obtida. É um trabalho complexo, amplo, às vezes confuso, mas sempre desafiador.

Nenhum comentário: